travessura de cordel

Este é o resultado de um projeto desenvolvido por Patrícia Mc Quade no ano de 2004, no Colégio Glória Andrade, com crianças entre 09 e 10 anos que criaram e escreveram folhetos de cordel, concebendo desde a estória até a capa de cada livreto. O trabalho foi feito a mão com o esforço de todos os envolvidos no projeto.

20.3.05

Abecedário


Minha gente
estou carente
e com dor de dente
Só não fico doente
porque conto esse cordel
que caiu do céu

O abecedário
não era ordinário
mas sim ao contrário
ele era legal
conhecia um pica-pau
que lia um cordel de casal

Ele tinha letras especiais
que viravam palavras legais
Agora vou te apresentar as letras
que não usavam muletas
faziam caretas
a ficavam pretas

a letra A ria
a B era alegria
a C fingia
a D sonhava
a E gritava
e a F chorava

a letra G odiava a B
a H adorava a A
a I não gostava de sair
a J era uma marmota
a K virava a letra A
a L gostava da outra L

a letra M é tagarela
a N é amarela
a O era um xodó
a P era um bebê
a Q falava “o quê?”
a R assistia Tom & Jerry

a S era especial
a T era real
a U sentimental
a V era orgulhosa
a W era vaidosa
a X manhosa

A letra Y gostava de assistir Simpsons
A Z virava a V
E formava o ABCD
Que ajudava as pessoas a aprender
a ler
e a escrever

Quando você souber
o abecedário
vai crescer
e ter o seu salário
vai ser bom
sabe o que vai fazer?
Comprar um picolé da Kibon

Seja feliz igual sempre quis
mas não coma giz
sua professora vai precisar
para te ensinar
a ser honesto
e nunca deixar resto.

cordelista Débora Mc Quade

2 Comments:

  • At 1:21 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi D que só sonhava...
    sou a letra M que é tagarela... Tenho na minha casa a letra N que é amarela...
    também tenho a letra H que adorava a A e por último a letra T que de real é só pra amar...
    Sabe quem sou???

     
  • At 8:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eres una estupenda escritora, me enc anta tu poesia, pero sobretodo me fascinas tu !!!

     

Postar um comentário

<< Home